quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Entrevê

Mais um ano de faculdade que se acaba e mais um projeto concluido. Dessa vez não só tinhamos que analizar o fato que iamos abordar como também tivemos que produzir uma revista e um programa de rádio sobre.
O assunto tinha que ser algo que repercutiu muito na mídia. No inicio tivemos uns probleminhas pois queriamos o mesmo tema que um outro grupo (falar sobre o filme Tropa de Elite), mas eles acabaram ficando com ele e nós tivemos que escolher outro, só porque eles haviam dito primeiro pro professor. Eu e as meninas do meu grupo (Camila, Juliana e Samira) ficamos um pouco 'putas' por causa disso, mas depois acabamos relevando, ainda mais porque esse outro grupo teve vários problemas, sairam pessoas, eles não estavam conseguindo entregar as coisas nos prazos, enfim, a gente jura que não fez nenhuma macumba hahhahaha. Escolhemos então falar das Farc, porque exatamente na época em que estavamos escolhendo o tema foi que ocorreu o ataque aereo ao acampamento da guerrilha que matou Raúl Reyes, um de seus principais líderes, esse ai da foto da nossa capa:



No primeiro semestre a coisa foi mais sussa. Só tinhamos que escrever um Pré-Projeto onde constavam resenhas de alguns livros que foram usados para fundamentar a nossa análise, uma descrição detalhada do fato que iamos estudar, além da justificativa da escolha do tema, a metodologia que usariamos e as caracteristicas que teriam os veiculos que produziriamos no segundo semestre. Nosso trabalho escrito mereceu um 10 do professor que a gente mais odiava, e odeia rs, mas a nossa apresentação oral mereceu apenas um 6 :~ Mas tudo bem, estavamos nervosas e perdemos a concentração, pelo menos ficamos com nota 8 :D Fechamos o 1º semestre em grande estilo ao som de Paralamas do Sucesso...



Nos empenhamos tanto na realização desse projeto que nem nas férias esquecemos dele completamente rs. Conseguimos contato com o reporter internacional do SBT, Jacques Gomes Filho, através da revista Forum, veiculo onde ele também publicou a entrevista que fez com Raul Reyes quando esteve no acampamento das Farc. O Jacques marcou de nos atender por telefone, e assim foi. Elaboramos as perguntas, ligamos pra ele e o entrevistamos. Entrevista que parecia mais um bate papo, e durou quase uma hora. Ele foi super simpático e atencioso conosco e ajudou muito no nosso trabalho. Além de publicarmos a entrevista com ele na revista, também usamos algumas sonoras em nosso programa de rádio.



No segundo semestre tivemos que arregassar as mangas e começar a produzir a nossa revista e o nosso programa de rádio. Começamos em marcha lenta no começo, mas depois que surgiram os prazos tivemos que literalmente correr contra o tempo. Primeiro para produzir os textos da revista, artigos de opinião, reportagem principal, crônica, entrevista e também um Comentário do professor Mário Sérgio que a gente queria porque queria fazer e acabamos fazendo heueehueh. Quanto ao nome da revista, que se chama "Alternativa", foi idéia minha, e me veio assim do nada, baixou um santo sei lá hsauhsuahsuahs, depois parecia tão óbvio, como eu não tinha pensado nisso antes neh rs. E depois chegou a parte da diagramação, que inlefizmente foi a parte que ficou como minha responsabilidade :~ Eu imaginava que seria dificil, mas não pensei que tanto!! Na boa, escrevam isso que eu to dizendo: Não fiquem responsáveis pela diagramação de nada!! hahahaha. É muito dificil, chato e complicado diagramar uma revista meu, muito detalhe, muitas correções, muita chatisse rs. Mas enfim, o bom é que depois que vc vê ela pronta dá um orgulho se saber que foi você que fez :D Ai vão algumas das páginas que eu mais gostei:












(Clique nas imagens pra vê-las em tamanho natural)

Em meio a isso também estavamos nos preocupando com o programa de rádio que não tinhamos idéia de como fariamos. Graças a Deus a Juh pegou isso pra ela fazer, e fez muito bem. Modéstia a parte o nosso programa de rádio ficou foda! Usamos não só as sonoras do Jacques como também as do Mário Sérgio. Demos o nome de "Programa Alternativo" assim como a revista, e acho que não tem muito mais o que falar dele. Eu ia colocar aqui pra vcs ouvirem mas o site que eu usava pra hospedar a musica não funciona mais :~ Depois eu vejo se posto pelo YouTube rs.

Agora no fim do ano foram as bancas finais. Apesar de muito nervosas e apreensivas conseguimos mandar muito bem na apresentação. Ganhamos muitos elogios que encheram nosso ego e criticas que só vão ajudar pra que a gente melhore no projeto do ano que vem. Ficamos super felizes com nosso desempenho, o qual foi merecidamente reconhecido no BALCAP (Balanço dos Cursos Articulados por Projetos). Nosso trabalho ganhou mensão honrrosa em pesquisa!! Só tenho a agradecer a Juliana, Samira e Camila por fazerem parte disso comigo, afinal sem vcs nada seria igual, eu amo vocês muito!!



Essa página abaixo é a ultima página da nossa resvita. Tem uma fotos nossa que foi feita em estudio, é nós fomos tirar foto só pra nossa revista ;] e ficaram fodas rs. E também tem os nossos agradecimentos, vale a pena abrir ela em tamanho natural pra ler rs...

3 comentários:

Juh* disse...

Helôooo!!

Linda sua cronologia desse ano!!
Ameeii!!
E valeu pelos créditos do programa de rádio!
Tudo ficou foda esse ano, a revista, o programa, a apresentação, as camisetas, tudinho mesmo!

Só resta pedir a Deus pra que ano que vem seja tudooo igual!! hahaha

Te amo Catracaaa!!!

Anônimo disse...

vou dizer o mesmo que disse no post da Ju pq nao tenho mais palavras e ja disse td possivel no meu blog e no fotolog e pra vcs pessoalmente e no msn.. enfim rs...


eu AMO vcs. Merecmos tudo isso, de verdade.


beijosss catraca!

Camila Francini ..εїз.. disse...

Parabéns...
tive acesso ao projeto de vocês.Muito bem feito...

;)

;*