sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Dicas de uma escritora - 2

A dica de hoje é: elimine distrações

Um dos piores inimigos de um escritor são as distrações. Qualquer um que já tenha tentado parar para escrever um texto, seja ele qual for, sabe do que estou falando. Escrever exige concentração, logo, qualquer coisa que tire sua atenção do texto é um problema. E como todo problema, precisa ser eliminado.

A coisa piora quando estamos sem muita criatividade, ou então quando estamos com a cabeça cheia de outros assuntos. As distrações parecem surgir de todos os lados justo nessa hora. Até a cortina batendo na janela parece mais interessante do que o seu trabalho em progresso na tela do computador, ou no papel.

Para saber como eliminar, ou pelo menos minimizar essas distrações, primeiro temos que listar algumas delas. As principais, é claro, pois todas elas é quase impossível.

A primeira e principal distração, pelo menos na minha opinião, é a internet. Para os que gostam de escrever diretamente no computador essa é com certeza a pior das inimigas. Qualquer pausa para reflexão é motivo para abrir o navegador e dar uma olhada básica no seu perfil no facebook, twitter, instagram e etc. Mesmo que você já tenha olhado há 5 minutos e saiba que não encontrará nada de novo por lá. Neste caso a dica é simples: desligue a internet. E não é só para desconectar a rede no seu pc, é para tirar o acesso mesmo. Se possível desligue o modem. Tente deixar o mais difícil possível voltar a se conectar. Fique off-line total.

Na mesma linha entra o celular. Ele é uma distração forte, não só quando estamos tentando escrever. Até pre se concentrar numa conversa ao vivo, temos que deixar o aparelho de lado um pouco. Quando se trabalha num texto não é diferente. Neste caso manter o celular longe é o suficiente. Se puder pode até desligá-lo, mas sabemos que sempre pode surgir uma emergência. Então deixe ele longe e no modo vibratório, assim você só vai prestar atenção nele caso alguém ligue.

Nossos familiares e amigos também podem atrapalhar bastante sem nem mesmo se dar conta. Quantas vezes você não começou a escrever e sua mãe, ou seu pai te chamou para falar alguma coisa ou então para pedir para você fazer alguma coisa? Isso é bem comum, comigo acontece direto. O ideal é que a gente escolha um momento para escrever onde não há ninguém em casa ou então quando estão todos ocupados o bastante para esquecer de você um pouco. Se mesmo assim a interrupção acontecer, é melhor que você atenda ao chamado logo. Ficar gritando em resposta e demorando para ver o que querem só vai atrapalhar ainda mais. Muitas vezes você atende e rapidamente já ouve o que a pessoa tem a dizer, ou faz o que ela pediu e pode voltar ao trabalho.

As necessidades fisiológicas podem surgir nos momentos mais inapropriados. E elas devem ser atendidas prontamente. Nada de ficar adiando a ida ao banheiro, isso não faz a vontade passar, e se fizer, depois ela volta pior. E deixar uma garrafinha de água ao lado é questão de sobrevivência, e pode salvar um trecho em que você sente que não pode parar de escrever, se não vai perder a linha de raciocínio.

O sono, ou o cansaço podem ser distrações, sim, mas não entram nas distrações que você possa solucionar rapidamente. Se estiver com sono, vá dormir, e escreva em outro momento. Se estiver com dores nas costas ou alguma indisposição, saia para dar uma caminhada, e depois volte a escrever.

Acho que não preciso nem falar que você deve manter a televisão desligada, caso haja uma no cômodo em que você se encontra, né? O mesmo vale para rádio/player de música no computador. Desligue tudo! Ok, você vai me dizer que consegue escrever enquanto ouve música e que isso até ajuda a relaxar e etc... Esta bem, eu acredito em você. Mas sinceramente, por mais que você consiga escrever com sons alheios em volta, eles de alguma forma te afetam e podem afetar o seu rendimento. Pode ser porque eu sou o tipo de pessoa que gosta de se concentrar 100% naquilo que esta fazendo. Se eu estou vendo TV, então tenho que apenas ver TV, sem mexer no pc ou celular. O mesmo vale para ouvir música, ler e etc... Gosto de ter total atenção àquilo que estou fazendo. Mas vai de cada um também. Se consegue escrever assim, então vai fundo!

Problemas emocionais podem tirar completamente sua atenção mas ao mesmo tempo podem te inspirar muito. Podem até mesmo ser a razão pela qual você decidiu escrever. Portanto é preciso ter disciplina. Se você está se sentindo mal com alguma coisa e o texto não tem nada a ver com isso, se é um trabalho, por exemplo, então vai te atrapalhar. Sugiro que tente resolver o problema primeiro, ou então ficar bem com ele, para ai sim sentar e escrever. Caso você esteja sofrendo e colocando isso no "papel", não se preocupe com possíveis erros, nem com a falta de sentido. Despeje tudo o que sente e depois, quando estiver mais calma revise tudo e veja o que saiu. Você pode achar tudo muito bobo e querer apagar ou então pode se surpreender com um texto muito belo e profundo.

Por último, é importante entender que: pausas não são distrações. Fazer alguns intervalos, especialmente quando se trata de um texto longo, é essencial para um bom aproveitamento. Diferente da distração, as pausas servem para você "esfriar as ideias", relaxar e descansar um pouco os dedos e a mente. O que você vai fazer durante as pausas, cabe apenas a você. Mas tente delimitar um tempo máximo para não extrapolar e fazer mais pausas do que o necessário. Assim você vai concluir o trabalho e não se sentir exausta.

Dica extra: Dentre todas essas privações que você terá que fazer para eliminar distrações e conseguir se focar apenas no seu texto, uma ótima saída para amenizar o "sofrimento" é prometer recompensas a si mesmo. Poderia comentar sobre esse artifício em outro post, mas achei que ele cabe bem aqui. Vou dar um exemplo, para ficar mais fácil de entender: você descartou todas as distrações e conseguiu se concentrar no texto, e está tendo progresso. Então, para ter uma motivação maior em terminar, você diz a si mesmo que, assim que terminar de escrever, além de voltar a ter acesso as adoráveis distrações, poderá comer um chocolate, ou então assistir a TV, ou qualquer coisa que lhe dê prazer. Assim, você estará "premiando" a si mesmo pelo esforço que acabou de fazer produzindo aquele texto. Confie em mim, funciona! ;)

Nenhum comentário: