sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Estado Democrático de Direito e a Comunicação Social

O Estado Democrático de Direito é o regime político-jurídico adotado no Brasil. Ele é democrático, pois permite ao povo uma participação no processo da formação da vontade pública. E é de Direito porque auto-limita o poder do Governo ao cumprimento da lei, disciplinando as relações dos membros da sociedade mediante normas obrigatórias para todos inclusive para o próprio Estado. Ou seja, o poder das leis está acima do poder dos governantes.

A Comunicação Social nada mais é do que a interação entre os membros de uma sociedade. Através de signos que circulam em diferentes veículos buscando de diferentes formas transmitir uma mensagem, e que essa mensagem possa ser bem interpretada por aqueles que a recebem. Uma comunicação eficaz se dá quando a interpretação por parte do receptor é o mais parecido possível a intenção do emissor ao transmitir aquela mensagem. Um dos seguimentos da Comunicação Social é o Jornalismo, o qual tem como dever transmitir informações verídicas e bem apuradas a população. Sendo assim o Jornalismo tem grande importância na formação da opinião pública, afinal é através dos veículos jornalísticos que a sociedade fica interada do que está acontecendo em sua cidade, estado ou país.

E uma vez que o Jornalismo tem grande responsabilidade em interferir na forma de pensamentos das pessoas, o mesmo deve estar sempre atento a forma como divulga as informações. E para isso está previsto na constituição federal, bem como no código de ética dos jornalistas, leis que padronizam e regulam a prática jornalística no país. Fazendo com que ela esteja sempre de acordo com normas éticas, livre de preconceitos e discriminações e sem nunca ferir a dignidade da pessoa humana.

É somente através dos meus de comunicação que muitas vezes a população consegue se fazer ouvir pelas autoridades. Nesse caso o jornalismo funciona como um 4º poder. Trazendo as suas publicações casos e problemas de interesse público, levando-os aos ouvidos dos governantes. Dessa forma esse seguimento da Comunicação Social está contribuindo para o cumprimento da democracia. Colocando seu espaço publicitário em favor de algo que interessa a uma maioria desfavorecida.

Observados deste ponto de vista o Estado Democrático de Direito e a Comunicação Social se cruzam o tempo todo em nosso país. Um complementa as funções do outro, de modo a garantir que esteja sendo feito da melhor forma. Enquanto o Estado vigia para que o Jornalismo siga os preceitos da lei, o Jornalismo cobra do Estado o cumprimento de seus compromissos com a sociedade que o elegeu.
_____________________________________

Esse texto foi um dos trabalhos que realizei para a faculdade no 2º ano do meu curso de jornalismo para a matéria 'Legislação e Ética'
Resolvi postar alguns dos textos que eu produzi para o curso até agora. Afinal todos eles deram muito trabalho para serem produzidos. Esse principalmente que fala sobre legislação, democracia e etc... temas que eu detesto. Mas se a professora disse que ficou bom então eu não vou discutir rs.

4 comentários:

Arilson Karmo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arilson Karmo disse...

A ética existe em todas as profissões e ligares...
Ética do profissal de informatica,
Ética do Profissional Gari...
até a ética sócio cultural que abrange seu ponto de vista sobre as culturas e desconhecimentos de berço.
Porém toda a ética é conhecida como pertubadora e chata, principalmente a do jornalista que ao comentar sobre o determinado assunto meche com visões e emoções pessoais, ficando dificil interpretar e seguir as determinadas e temidas Éticas...
(Infelizmente hoje em dia o jornalista que seguir éticas não sobrevive no mercado!).

pbs: apaguei o comentario porque eu postei sem querer hehe
Abraços e um Beijo

Luan Fernando disse...

Etica é uma coisa que se a gente observar bem, veremos que poucas pessoas realmente possuiem, mas as poucas que tem, merece nosso respeito e admiração de verdade seja aonde for. Sobre meu post, vc acertou, foi a separação dos meus pais mesmo, isso já faz dois meses, mas só agora escrevi sobre isso.

Beeijo
Bom fim de semana!

Samira Hidalgo disse...

Saudades da tia Dorô?

=*