domingo, 11 de maio de 2014

Essencial define

Difícil definir algo com o qual você jamais viveu sem. Difícil mesurar a importância de algo que sempre esteve presente em absolutamente todos os momentos. Não sei nem quanta falta faria porque nunca nem houve a possibilidade de ficarmos distantes. A verdade é que sem minha mãe eu simplesmente não saberia como viver, porque sempre a tive muito perto durante toda minha vida.

Claro que perto fisicamente não quer dizer obrigatoriamente perto emocionalmente. Tem sempre aquelas vezes que, por mais que você esteja debaixo do mesmo teto que a pessoa, vocês se sentem anos luz de distância. E isso acontece bastante conosco também. Mas ainda assim nunca consegui sentir como se algum dia eu não a tivesse por perto. Por que sei que por mais complicada que for a situação, por mais errada que eu esteja e por maior que tenha sido a briga, sempre haverá o apoio e perdão incondicional. De ambas as partes.

É algo que não precisa ser falado. Não precisa ser declarado nem reafirmado. É algo que é assim desse jeito e nós sabemos disso. As atitudes, os anos de convivência, a vida, tudo nos confirma dia-a-dia que sempre será assim.

O que quero dizer é que existem certos tipos de amor que não precisam de rótulos, não precisam de provas, eles simplesmente nascem junto com a pessoa. Como é o caso do amor que sinto pela minha mãe. Todos sabem que não sou de falar o que penso nem o que sinto. Sou sim de escrever. Assim consigo expressar melhor o que está aqui dentro. Ainda que agora eu perceba que mesmo aqui, é difícil colocar em palavras o significado que minha mãe tem pra mim.

Vamos dizer então que tudo se baseia na palavra essencial. Afinal tudo que eu precisei para continuar viva até hoje ela me proveio. Mas claro que não é só isso. Apoio, carinho, atenção, respeito, orgulho, compaixão, conselho, bronca, compreensão, ajuda, amor... enfim, tudo que um dia eu precisei, e que algumas vezes nem mereci, ela me deu. E continua me dando, e vai continuar assim pra sempre. Ou pelo menos até enquanto durar o nosso sempre.

Obrigada. É só o que podemos dizer para nossas mães afinal. Pois nunca, jamais iremos poder retribuir tudo que nos deram. Tentemos não decepcioná-las tanto ao menos, tentemos então mostrar que tudo que investiram não foi em vão. E façamos o mesmo com nossos filhos. Esse talvez seja o melhor presente que elas possam receber nesse dia.

Sim é uma data comercial feita para vender presentes, mas eu fico feliz que ela exista, pois não tem ninguém no mundo que mereça mais um dia especial do que a minha mãe.

Feliz dia das Mães, mãe!!! Eu te amo!

Nenhum comentário: